Vandelina Maria Tomasoni Ribeiro (Vandeca) receberá a Comenda do Estado neste sábado em Pomerode.

Publicada em: 17/06/2021

Fonte: escrito por Prado da Fesporte

O Conselho Estadual de Esportes (CED) de Santa Catarina marcou para o próximo sábado, 19, a tradicional cerimônia da Comenda do Mérito Desportivo. O evento será a partir das 10 horas no teatro municipal de Pomerode (Rua Henrique Veege, 111, Centro) em alusão ao ano de 2020, que fora adiado no ano passado por conta da pandemia da Covid-19.

A Comenda do Mérito Desportivo tem como objetivo homenagear brasileiros ou estrangeiros que tenham prestado relevantes serviços ao esporte catarinense. São cinco Comendas para pessoa física, uma in memoriam e duas pessoas jurídicas, - uma entidade esportiva e uma patrocinadora com mais de cinco anos de contribuição ao segmento. Este ano o método de escolha mudou, passando a ser em voto aberto, por decisão do Plenário do CED.

Comendadores do esporte serão aclamados no sábado


Vandelina Maria Tomasoni Ribeiro (Vandeca), nascida em 03/03/1962 em Nova Trento/SC. 

Participou de vários cursos de aperfeiçoamento da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) – Curso nacional de treinadores nível ll, Curso especial do CREF3/SC (provisionada), Universidade SESI DO ESPORTE, SA do Esporte da UNERJ, Meeting Sports/Fitness/Alto Rendimento, Universidade Nacional do Esporte/Cultura e Turismo – Moscou/Rússia/2011.

Em 1998 colocou em prática a execução de um sonho. Começava ali o projeto Voleibol Nova Trento. Com o propósito de oportunizar crianças e adolescentes o seu desenvolvimento como cidadãs, Vandeca foi em busca de parcerias para desenvolver na pequena cidade de Nova Trento um projeto de excelência, utilizando o voleibol na formação de atletas, revelar novos talentos para o voleibol catarinense e brasileiro.

Mentora e coordenadora do projeto, que em 2001 passou a se chamar Associação de Pais e Amigos do Esporte Neotrentino - APAEN, Vandeca adquiriu grande experiência na gestão e na formação das equipes de voleibol, em especial as de base em Nova Trento. Inovações, comprometimento e desafios, complementam seu perfil.

No mesmo ano a entidade oficializou a filiação junto à Federação Catarinense de Voleibol, começando assim sua participação nos campeonatos estaduais organizados pela entidade e competições organizadas pela Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte) e pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar – CBDE.

Com as conquistas e os resultados expressivos nas competições, com atletas se destacando e sendo convocadas para a seleção brasileira de base, o projeto foi ganhando visibilidade nacionalmente e assim chegaram a várias outras conquistas como o Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte como melhor entidade esportiva do estado de Santa Catarina em 2015.  Em 2016 o projeto ganha o apoio dos padrinhos Bernardinho, Bruninho e Rosamaria.  Vandeca recebe título emérito da CBV. Rosamaria Montibeller, atleta formada no projeto, conquista os três títulos pela seleção brasileira adulta, e em 2017 a associação recebe o certificado de honra ao mérito do CED.

Dentre as inúmeras conquistas importantes que marcam a história de Vandeca e do projeto, estão: campeã de competições nas categorias mirim, infanto e infantil promovidas pela Federação Catarinense de Voleibol (FCV), dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), dos Joguinhos Abertos de  Santa Catarina  e do Campeonato Brasileiro Escolar. Em 2005 ocorre a primeira viagem internacional do projeto para participar do 1º Torneo dell’ Amicizia Trentino-Brasile (Torneio da Amizade Trento-Brasil/Itália). Já em 2007 ocorre o vice-campeonato Sul-Americano escolar – La Serena/Chile.

Em 2008 o projeto é bicampeão brasileiro escolar – campeão sul americano escolar – Montevidéu/Uruguai. Em  2009, a atleta formada do projeto Eduarda Kraisch foi campeã mundial infanto juvenil com a seleção brasileira na Tailândia. Ainda em  2009, ocorre o primeiro titulo escolar brasileiro, seletiva que credenciou a equipe a representar o Brasil no Campeonato Mundial Escolar em 2010 na cidade de Baotou/China, onde conquista o bronze.

Indicada pela Conselheira: Michele de Souza